Baixar Aplicativo e-Título

Veja como baixar o aplicativo e-Título e ainda saiba mais sobre essa ferramenta, como usar, se serve como documento de identidade e muito mais. Logo abaixo vamos mostrar todas as informações necessárias sobre esse aplicativo.

O Tribunal Superior Eleitoral TSE lançou no final de 2017, um aplicativo de celular chamado e-Título que substitui o título de eleitor em papel. Esse aplicativo está disponível na Google Play e App Store e oferece diversos serviços da Justiça Eleitoral online.

O e-Título nada mais é do que um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. Ele permite o acesso fácil e rápido às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral, apresenta informações como situação cadastral, zonal eleitoral, certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais.

Nesse ano de 2020 ficou bem mais fácil acessar o aplicativo, pois agora tem como entrar só com o número do CPF, sem precisar lembrar do seu número do título de eleitor. Outra novidade é que tem como agora os eleitores se cadastrarem como mesários voluntários, e o aplicativo se tornou acessível para pessoas com deficiência visual.

O aplicativo pode ser instalado pra smartphone ou tablet que tiveram os sistemas operacionais Android ou iOS. Depois de baixar é muito simples usar, é só inserir os seus dados pessoais. Para o eleitor que ainda não realizou o cadastro biométrico, é preciso apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital.

O aplicativo e-Título é disponibilizado gratuitamente pela Justiça Eleitoral e traz dados sobre zona e seção, bem como o endereço do local de votação e se você está em dia com essa obrigação. Se você tem a biometria cadastrada no Tribunal Regional Eleitoral, a via digital do título vem com a sua foto.

Baixar Aplicativo e-Título

Para instalar esse aplicativo é muito fácil, ele está disponível para Android na Google Play e iOS na App Store, para baixar é só entrar na loja do seu telefone, instalar e depois informar o número do título ou CPF, data de nascimento, seu nome e o nome do seu pai e da mãe.

Além disso, o e-Título traz também a foto do eleitor que fez recadastramento biométrico, quando são capturadas a imagem e também as impressões digitais. Caso você não tenha passado pelo recadastramento, então é necessário levar documento com foto original no dia da eleição.

É importante lembrar que o antigo título de eleitor impresso continua valendo e deve ser apresentado no dia da eleição junto com o RG ou a carteira de habilitação, como já é o normal de acontecer. A via digital do seu título vai ser validade e vai ficar disponível assim que você fornecer seus dados no aplicativo.

Portanto, para instalar o aplicativo e-Título é bem simples e fácil, é só pesquisar pelo nome do aplicativo pelo celular ou tablet, na sua Google Play Store ou App Store e depois instalar. Para começar a usar é só preencher os dados que são solicitados.

O e-Título só serve como documento de identidade caso o eleitor já tenha feito o recadastramento biométrico, pois com ele no aplicativo será exibido a foto do eleitor. Agora, se ele não fez o recadastramento biométrico, no dia da eleição é necessário levar um documento de identificação oficial.

Mas, em geral, no dia a dia o e-Título não substitui o documento de identificação. Ele só deve ser usado no dia da eleição, e caso o eleitor já tenha feito o recadastramento biométrico, pois assim vai ter a foto dele no aplicativo permitindo a identificação.