Consulta Auxílio Brasil 2022: Fazer Cadastro e Receber

O Programa Bolsa Família foi criado no ano de 2003, com o objetivo de combater a pobreza no Brasil. Por todos estes anos ele foi a renda de milhões de famílias brasileiras. Porém, durante a pandemia o governo sentiu a necessidade de “adaptar” o programa social, dando a ele uma nova cara – e, também, um novo nome.

O “novo” Bolsa Família já está valendo, desde Novembro de 2021. Afinal, sobre a consulta ao Auxílio Brasil, como fazer? Como fazer cadastro e receber o recurso? Leia o artigo na íntegra e saiba todas as informações acerca do programa!

São tantas informações, e você está em dúvida sobre como funciona o Auxílio Brasil? Fique tranquilo que iremos lhe explicar de uma forma descomplicada.

O Auxílio Brasil começou a valer no dia 17 de novembro de 2021, e tem como intuito auxiliar mais de 14 milhões da famílias do país – muita gente, né?

Pouca coisa muda do Bolsa Família! Além do novo nome, o valor destinado será maior (podendo chegar a R$ 400). Mas, basicamente, serão as mesmas famílias que terão acesso ao recurso.

Além do valor recebido mensalmente, o Auxílio Brasil integra-se com outros programas sociais, como: Benefício Primeira Infância, Benefício Composição Familiar, Benefício de Superação da Extrema Pobreza, Auxílio Esporte Escolar e Auxílio Criança Cidadã.

Dentre outros. Para saber quem tem direito, vale a pena conversar com a assistente social responsável pelo CRAS da sua região/bairro.

Como fazer cadastro no Auxílio Brasil?? Para receber o Auxílio Brasil, antes de tudo, é preciso estar cadastrado no “Cadastro Único”, também conhecido por “CadÚnico”. 

Este é um sistema implantado no ano de 2001 com o intuito de localizar famílias brasileiras que vivem em situação de pobreza e, assim, destinar os devidos recursos a elas.

Além do Auxílio Brasil, o CadÚnico é uma maneira de a população ter acesso a outros programas sociais, como Água para Todos, Isenção de pagamento do ENEM ou de outros concursos públicos, Telefone Popular e muito mais.

Tenho Bolsa Família, como se cadastrar? Se você recebia anteriormente o Bolsa Família, é porque estava no Cadastro Único, certo?

Nada vai mudar! O repasse do Auxílio Brasil será feito às famílias em situação de pobreza que estejam cadastradas no Cadastro Único.

Se tiver qualquer dúvida/dificuldade com o Auxílio Brasil, você pode buscar um atendente na agência da Caixa Econômica, instituição responsável por realizar os pagamentos.