Consulta FGTS pelo CPF 2021 – Extrato, Saldo, Quem Tem Direito

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, popularmente conhecido pela sua sigla FGTS, é um direito de todos os trabalhadores brasileiros que executam suas funções sob o regime de carteira assinada (ou seja, CLT).

Devido à pandemia pelo coronavírus, algumas mudanças quanto ao saque do benefício foram instituídas, visando maior acesso da população. A seguir, saiba como efetuar consulta FGTS pelo CPF!

Lembrando que atualmente está bem mais simples de consultar FGTS, antigamente era necessário ir até uma agência bancária ou local de atendimento do Governo.

Mas com a tecnologia da internet, é possível fazer uma consulta FGTS pela internet, usando apenas CPF, data de nascimento e nome completo. Entenda melhor no decorrer do artigo:

FGTS emergencial: Durante o início da pandemia pelo novo coronavírus, na tentativa de movimentar a economia, o governo liberou o FGTS emergencial.

A ideia é que mais de 60 milhões de trabalhadores sejam beneficiados até o final de Dezembro de 2020, com o valor de R$ 1045,00.

As datas de recebimento variam conforme o nascimento de cada trabalhador. Para saber se você tem direito e o mês em que irá receber, consulte o seu FGTS (conforme explicado em tópicos anteriores).

Saque duplo FGTS: Embora a ideia de “saque duplo” remeta a possibilidade de sacar seu FGTS duas vezes, infelizmente esta não é uma verdade!

O Saque Duplo FGTS consiste na liberação do direito para dois grupos distintos em um mesmo dia. É provável que você esteja se perguntando como assim, correto?

Como a liberação do FGTS emergencial é feita conforme os meses de aniversário, quando se fala em saque duplo tem-se que aniversariantes de dois meses poderão sacar no mesmo dia.

Sendo assim, fique atento ao seu benefício, e verifique a data correta, para que não perca a chance de resgatar esta grana!

Sobre o FGTS: Como já lhe dissemos anteriormente, o Fundo de Garantia é um direito dos trabalhadores registrados em CLT. Até então, ele podia ser sacado em situações específicas:

Quando se tem demissão sem justa causa; Fim de contrato (como em casos de falência da empresa ou outros motivos de força maior); Falecimento do trabalhador; Contas inativas; Antes da aposentadoria; Após o diagnóstico de doenças graves (como HIV e câncer);

A situação de pandemia e crise financeira fez com que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço fosse uma chance aos desempregados, autônomos, ou quaisquer outros indivíduos tivessem direito a um dinheiro “a mais”.

Para saber se você tem direito e/ou quando será o seu saque, fique atento as notícias, e também verifique a sua conta FGTS!