Consulta Número de NIS pelo CPF

Confira como fazer consulta número NIS pelo CPF e ainda veja muito mais conteúdo relacionado a esse assunto, como para que serve o número de NIS, quais os benefícios, etc.

NIS é a sigla de Número de Identificação Social que nada mais é do que um número de cadastro realizado pela Caixa Econômica Federal.

Para que serve o número de NIS?

O Número de Identificação Social mais conhecido pela sigla NIS é um cadastro realizado pelo Governo Federal para identificar os cidadãos que recebem ou não benefício social.

Essa identificação permite que os trabalhadores recebam seus direitos trabalhistas e previdenciários. Com esse benefício a população consegue consultar e sacar benefícios sociais que a Caixa Econômica Federal é responsável.

Portanto, sem o NIS não tem como receber benefícios sociais. O cadastramento permite que o usuário consulte e saque os benefícios, como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), abono salarial do PIS, Bolsa Família, seguro desemprego, entre outros.

Então, o NIS nada mais é do que um número de identificação Social cadastrado pela Caixa. Devem ser cadastrados no NIS: cooperativa ou empregador pessoa física, trabalhador vinculado à empresa privada, diretor não-empregado quando optante pelo FGTS, beneficiários de programas sociais e  os favorecidos de políticas públicas.

Quais os benefícios de ter o número de NIS atualizado?

O NIS é muito importante para assegurar direitos e benefícios dos trabalhadores. O cadastro tem o intuito de fazer com que os brasileiros consulte e saque benefícios sociais administrados pela Caixa Econômica Federal, como o abono salarial do PIS, seguro desemprego, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, etc.

É essencial ter o número de NIS atualizado, pois por meio dele os trabalhadores podem consultar saldo do FGTS, abono salarial, parcelas do seguro desemprego, aposentadoria, entre outros.

E os cidadãos que precisam de auxílio social ou financeiro podem entrar em programas sociais federais, como Vale Gás, Auxílio Brasil, etc.

NIS

Como consultar número de NIS pelo CPF?

É possível consultar o número de NIS pelo CPF de diversas formas, como pelo cartão cidadão, cartão Auxílio Brasil, Meu INSS, Meu CadÚnico, carteira de trabalho, Portal CNIS, extrato do FGTS, etc.

No cartão cidadão o número do NIS fica localizado de forma fácil na parte da frente do cartão. Portanto, se está em busca do número de NIS, na parte frontal do cartão cidadão é possível consultar esse número. Além disso, no cartão do Auxílio Brasil também tem como conferir o número de NIS.ÚPelo site e aplicativo Meu INSS tem como conferir o número de NIS pelo CPF. Para isso é só fazer o seu login e depois buscar pela opção NIS.

Também tem como consultar o NIS pelo CPF por meio do site e aplicativo Meu CadÚnico. Por meio dessa plataforma é possível conferir de forma simples o NIS.
Outra maneira de consultar o número do NIS é através do extrato do FGTS. Para acessar o extrato é preciso entrar no site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo FGTS. Depois de acessar o extrato com fazendo seu login com CPF e senha, será possível conferir o número do NIS.

Como se cadastrar em benefícios do Governo

Para se cadastrar na maioria dos benefícios do Governo é preciso que o cidadão esteja inscrito no Cadastro Único, mais conhecido também como CadÚnico. Porém, para estar inscrito nesse programa é preciso estar dentro de alguns requisitos.

O Cadastro Único reúne informações sobre as famílias brasileiras que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza. Esses dados são utilizados pelo Governo Federal, pelos estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas no intuito de promover uma melhor qualidade de vida para essas famílias.

Quem pode se inscrever no Cadastro Único são as famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total.

O Cadastro Único é a porta de entrada para benefícios do governo, como Auxílio Brasil, ID Jovem, Programa Bolsa Verde, Carteira do Idoso, Programa Casa Verde e Amarela, Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros benefícios.

Mas, além de atender dos requisitos das famílias serem pobres ou extremamente pobres, os cadastrados nesse programa também precisam manter sempre o cadastro atualizado no Cadastro Único para conseguir os benefícios.