Consulta PIS 2019 – 2020: Saldo, Calendário, Extrato

Trabalhadores formalizados têm direito a vários benefícios e pagamentos, e para que isso seja possível, é preciso estar atento às datas e prazos.

Dentre estes recursos disponibilizados, podemos mencionar o PIS e o Pasep. Afinal, quando será possível recebê-los em 2020? A seguir, saiba as datas, como consultar e onde receber!

Para saber se você poderá receber o PIS 2019 – 2020, é possível realizar uma consulta pela internet, sem precisar de ir na agência ou fazer uma ligação na central de atendimento Caixa.

Se você tem afinidade com o uso de smartphone (e tem um a sua disposição), é possível consultar PIS 2019 -2020 através do dispositivo.

consulta pis

Como consultar PIS 2019 – 2020

Abaixo um mini tutorial de como consultar PIS pelo aplicativo Caixa trabalhador, confira como faz para baixar e entrar no aplicativo até fazer a consulta.

  • Baixe o app Caixa Trabalhador em seu celular;
  • Realize o login com os seus dados fornecidos pela Caixa;
  • Encontre a opção “Abono Salarial”;
  • Dirija-se a “Exercício Vigente”.

Conseguiu? É bem mais simples do que parece, concorda? Em poucos minutos, seu extrato pode ser consultado (e claro, você pode retornar ao app sempre que precisar, gratuitamente).

Através do app Caixa Trabalhador você pode conferir esta e outras informações de modo rápido e prático, sem precisar enfrentar longas filas de banco.

Outra maneira de efetuar tal consulta é através do site. Siga o passo a passo:

  • Acesse o site da Caixa Econômica Federal;
  • Preencha os campos pedidos (PIS/Pasep e senha da Internet). Se ainda não tiver cadastro, será preciso efetuar a inscrição virtual;
  • Confira o seu saldo.

Aos que têm dificuldades em realizar a consulta virtual, também é possível telefonar para o 0800 285 0101 para saber o saldo disponível. Vale destacar que a ligação é gratuita, e pode ser feita de qualquer local do país.

Agora, você já sabe qual é o saldo disponível, e quando poderá recebê-lo. É muito simples, concorda? Portanto, não há mais desculpas para perder o benefício!

Como Sacar o PIS

Há várias maneiras de sacar o seu PIS, e você pode escolher aquela que for mais fácil e cômoda. São elas:

  • Em agências físicas da Caixa Econômica Federal;
  • Em qualquer Casa Lotérica do país;
  • Com o cartão cidadão em qualquer caixa eletrônico da Caixa Econômica.

Quem não tem o cartão cidadão, precisa ir até a agência da Caixa com seus documentos para solicitar o saque.

Então, esteja atento para a data de pagamento do seu PIS, e programa-se para recebê-lo, no local que for mais prático e conveniente.

Calendário PIS 2020

A pergunta que não quer calar é: quando finalmente terei o dinheiro do PIS 2020? Como você já deve estar acostumado, a data de saque varia conforme o seu mês de aniversário. Confira o calendário a seguir:

NASCIDOS EM

RECEBEM EM

Julho

16/07/2020

Agosto

18/08/2020

Setembro

15/09/2020

Outubro

14/10/2020

Novembro

17/11/2020

Dezembro

15/12/2020

Janeiro

19/01/2020

Fevereiro

19/01/2021

Março

11/02/2021

Abril

11/02/2021

Maio

17/03/2021

Junho

17/03/2021

Agora que você já sabe a data de recebimento do seu PIS, já pode começar a planejar o que fará com o benefício, concorda?

Qualquer dúvida sobre o assunto poderá ser esclarecida com um atendente da Caixa Econômica Federal.

Diferença de PIS e Pasep

Empresas e pessoas jurídicas precisam contribuir com uma série de impostos, e dentre eles, estão PIS e Pasep.

De modo resumido, pode-se dizer que estes são um meio de o empregador contribuir com os fundos sociais, os quais garantem direitos aos funcionários (a exemplo do seguro desemprego).

Mas, qual é a diferença entre PIS e Pasep? Quem pode recebê-los?

1) PIS (Programa de Integração Social)

O PIS pode ser entendido como um “complemento” de renda. Em geral, tem direito a este benefício aqueces que trabalharam pelo menos um mês no ano, recebendo no máximo um salário mínimo.

O valor a ser recebido no PIS varia conforme o número de meses trabalhados naquele ano.

Por exemplo, se você trabalhou 1 mês em 2020, terá direito a receber R$ 88,00. Já os que trabalharam os 12 meses do ano, terão direito ao recebimento de R$ 1045,00.

2) Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público)

O Pasep se assemelha ao PIS em sua proposta, mas como o nome sugere, é destinado aos funcionários públicos.

Siga as instruções dadas anteriormente, e descubra se você tem direito ao PIS/Pasep neste ano. Assim, não deixe de receber o benefício!